Alunos puderam ver máquinas agrícolas em funcionamento. Foto: Bruna Santos/Ulbra

Alunos têm vivência prática com máquinas agrícolas dentro da Ulbra

Projeto com a AGCO permite troca de conhecimentos com profissionais

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Agronomia e Engenharia Mecânica Automotiva da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de sistemas e equipamentos agrícolas como colheitadeiras, plantadeiras, tratores e pulverizadores. A aula prática foi possível por intermédio de uma parceria da Universidade com a AGCO, empresa líder global com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de soluções agrícolas, detentora das marcas Fendt, Massey Ferguson, Valtra e PTx. A multinacional realizou um evento de apresentação de suas máquinas durante dois dias no campus Canoas.

Para o reitor da Ulbra no RS, Adriano Chiarani, parcerias como essa fortalecem o vínculo entre a academia e o mercado de trabalho, beneficiando diretamente os estudantes. “Ao realizar suas atividades experimentais no campus, a AGCO oferece aos alunos vivência do ambiente profissional. Essa interação prepara os profissionais para os desafios do setor e fomenta a inovação”, ressaltou. O engenheiro especialista de produto da AGCO, Ricardo Graça, explicou que o evento de imersão foi preparado para levar informações sobre os equipamentos para colaboradores de diferentes setores da empresa e para os acadêmicos. “Tivemos palestras com especialistas de máquinas e softwares, além de uma simulação com trator, pulverizador e plantadeira.  Os alunos serão nossos futuros clientes, por isso é importante essa aproximação com a Universidade”, comentou.

Durante a vivência, os acadêmicos conheceram características das máquinas e como elas podem contribuir para facilitar o trabalho no campo. Para a coordenadora dos cursos presenciais de Engenharias Civil, Mecânica e Mecânica Automotiva, Fernanda Macedo Pereira, o contato com empresas de referência possibilita um diálogo com engenheiros e técnicos que atuam na linha de frente do mercado de trabalho. “Atividades extraclasse são enriquecedoras, trazem essa conexão tão importante e integram a teoria da sala de aula com a realidade, abrindo novos caminhos”, disse a coordenadora.

Qualificação como benefício
Os participantes da imersão puderam aprender sobre sistemas como o PTx Trimble que auxilia e orienta os agricultores sobre gestão de água, automação de fluxo de trabalho e simplificação das operações. A aluna do sétimo semestre de Agronomia Letícia Czapliski, 29 anos, falou sobre a rapidez com que as tecnologias são atualizadas e o quanto o conhecimento permite melhorias nas lavouras. “Precisamos ter esse aprendizado para quando visitar o produtor explicar o que há de novidades em equipamentos e o que eles podem trazer em benefícios para a propriedade rural dele.” Já para o acadêmico de Engenharia Automotiva Yuri Luiz, 22 anos, ter esse networking com especialistas da área agrega valor para a formação e traz um aperfeiçoamento que pode ser aplicado no dia a dia. “Podemos ver que tudo se conecta dentro da engenharia. Muito do que aprendemos ou ainda vamos aprender na Universidade está inserido no nosso trabalho. Isso é muito bom, pois temos uma formação bem completa”, afirmou o jovem que trabalha em uma indústria em Canoas.

Uma parceria de sucesso
O professor das Engenharias Eduardo Pedro Eidt ressaltou que existem vários egressos da Ulbra que já estão inseridos no mercado de trabalho e contribuindo com a evolução do setor, o que enche a Universidade de orgulho. “Isso é algo que honra o professor e a Universidade como um todo. Saber que eles estão em cargos de liderança demonstra a qualidade do ensino da Instituição, pois queremos que os alunos saiam prontos para o mercado.” Líder de produtos e pulverizadores da AGCO na América Latina, Jorge Wolfarth é formado pela Ulbra em Engenharia Mecânica e Automotiva. “Trabalho na empresa desde 2017. Para o aluno é enriquecedor ver as máquinas produzidas em São Paulo, em Santa Rosa e na Alemanha, saber da montagem e dos softwares. A proximidade entre a Universidade e a AGCO traz muitas oportunidades”, finalizou o engenheiro.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@universidadeinovadora.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@universidadeinovadora.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.