cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Iniciativa foi tema de painel no evento que se encerra hoje no Cais Mauá. Foto: Sahra Nunes/Procempa

South Summit Brazil: HackaPOA fortalece e aproxima empreendedores

O HackaPOA  foi tema de painel na manhã desta sexta-feira, 11, no Palco Corner do South Summit Brazil. A iniciativa busca fortalecer e aproximar empreendedores dos hubs comunitários da Capital.

O mediador foi Michel Couto, fundador do Formô Hub, membro do Grupo Tático Operacional do Pacto Alegre e articulador do projeto Territórios Inovadores. Participaram Belkis Rosa, co-fundadora e presidente da BL Consulting, integrante do Ilhota Hub; Tatiane Morais, fundadora e proprietária do empreendimento social ecossustentável Sabão da Tinga; e Vanessa Garcia, proprietária da Ferragem Outono e presidente da Associação Empreendedoras da Restinga.

O painel trouxe um profundo e emocionante bate-papo sobre a potência das periferias, abordando as ramificações como o empreendedorismo feminino e negro. Assuntos como a importância de oportunidades e de uma rede de apoio familiar forte também foram abordados.

Couto iniciou apresentando um pouco mais sobre a ação, que foi concebida como uma espécie de ‘hackathon’ para empreendedores e hubs comunitários. “Uma cidade inteligente só acontece se as periferias participarem e forem protagonistas em suas demandas e problemas. O HackaPOA não termina aqui e é somente um pequeno passo para essa jornada”, disse.

Vanessa explicou que a Associação de Empreendedoras da Restinga surgiu pois as mulheres empreendedoras periféricas compartilhavam da mesma dor: preconceito e invisibilidade. “A Empreendedoras da Restinga é uma associação para fortalecer e dar oportunidades, trazendo tecnologia, inovação e conhecimento. Não queremos nada de graça, queremos conhecimento e oportunidade”, frisou. Para Vanessa, o HackaPOA veio para ajudar as comunidades dos sete hubs a se unirem, fortalecendo seus comércios locais, o empreendedorismo negro e o feminino.

“Através de mentorias aprendi muito mais do que fazer sabão. Inovação não precisa ser somente digital e pode ser feita de várias formas”, disse Tatiane Morais, ex-moradora de rua que ascendeu através da reciclagem, sendo hoje uma empreendedora social que atua com foco em sustentabilidade, economia circular e impacto social.

Com MBA em Diversidade & Inclusão e atuação no empreendedorismo feminino, Belkis Rosa acredita que fazer a ligação entre os dois mundos é o mínimo que precisamos para termos diversidade. Segundo Belkis, é cada vez mais necessário transformar as comunidades e deixá-las mais competitivas e inovadoras. “No HackaPOA tem muita potência e tem muito o que podemos fazer. Para ter inclusão, também precisamos nos incluir. Senão vira assistencialismo”, ressaltou.

HackaPOA – Lançada pela Prefeitura de Porto Alegre em parceria com a Procempa, Tecnopuc, Conectar.Hub, Formô Hub e South Summit Brazil, a iniciativa fortalece e aproxima empreendedores dos hubs comunitários da Capital. O HackaPOA preparou os empreendedores para os três dias de evento, oferecendo oportunidade de participação, espaço na programação oficial e um estande compartilhado.

A ação envolve empreendedores das comunidades do Morro da Cruz, Vila Planetário, Bom Jesus, Mário Quintana, Restinga, Vila Cruzeiro, Ilha dos Marinheiros e Ilha da Pintada, que fazem parte dos Territórios Inovadores e que receberam acesso à internet no último ano, por meio da Procempa.

Territórios Inovadores – Uma iniciativa do Pacto Alegre, o programa de  inclusão digital impulsiona a transformação de comunidades ao promover o desenvolvimento local e a qualidade de vida, levando internet gratuita e oportunidades para as comunidades. Órgãos e secretarias da prefeitura são parceiros nesse processo, viabilizando verbas, instalação e manutenção da internet, além de divulgar as ações e resultados do programa. Sete localidades são beneficiadas com rede wi-fi pública e gratuita: Morro da Cruz (Hub Formô), Bom Jesus, Restinga (Associação Empreendedoras da Restinga), Vila Planetário (ONG Misturaí), Cruzeiro, Ilhas e Mário Quintana.

Procempa no South Summit – A Procempa participa de painéis nos três dias do South Summit Brazil. Entre os temas debatidos estão a inteligência artificial e a inovação aberta no setor público, a inclusão digital nos Territórios Inovadores e o impacto comunitário, e inovação na saúde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br